quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Macarrão Instantâneo: a praticidade vale a pena?

Ha alguns dias, em um programa de televisão que fala de saúde e bem estar (rs), e o assunto do dia era alimentação das crianças.

Em determinado momento, a médica que estava presente foi questionada se o macarrão instantâneo, o famoso miojo, era um bom alimento para crianças de 1 ano de idade, e a resposta da médica foi mais ou menos assim: "Sim, até nós adultos adoramos, o macarrão instantâneo é uma refeição prática, ótima pra quem não sabe ou não tem tempo de cozinhar e, se colocarmos queijo ralado por cima, é bom para a alimentação das crianças sim."

Que o macarrão instantâneo é prático, ninguém pode negar né? Mas será que realmente é adequado para alimentação das crianças?


A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) fez uma pesquisa com 10 marcas de macarrão instantâneo e constatou que as quantidades de sódio e gordura desses produtos estão acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras diretrizes médicas.

Para que o miojo tenha essa consistência e cozinhe rápido (em apenas 3 minutos), ele passa por um processo de fritura ao ser feito e, de acordo com a coordenadora da empresa que realizou a pesquisa, alguns produtos têm cerca de cinco vezes mais gordura do que o macarrão tradicional, além de algumas marcas apresentarem também o dobro da quantidade de sódio que um adulto saudável deveria ingerir durante um dia todo.

Todo mundo já sabe que alta ingestão de sódio e gordura pode trazer sérios riscos a saúde, como hipertensão, alteração nos níveis de colesterol e suas consequências, como problemas cardiovasculares.

E aí? Será que o macarrão instantâneo é mesmo um bom alimento para crianças de 1 ano, como foi informado na TV?

Palavras de um cardiologista:

 Nutricionistas não recomendam o consumo do macarrão instantâneo nem por crianças, nem por adultos. E, como citado acima, não adianta também usar só o macarrão com outro tempero, descartando o temperinho que vem junto na embalagem, pois o prórprio macarrão é feito através de um processo de fritura (como mostra o fluxograma abaixo) e tem bastante gordura.

Imagem retirada do blog da Nutricionista Lilianne Medeiros

 Isso tudo, sem contar que o macarrão instantâneo possui na sua composição um realçador de sabor chamado glutamato monossódico, que é um aditivo alimentar que vem sendo muito estudado, mas seus efeitos estão sendo comparados com o álcool, nicotina e outras drogas.

Confira as quantidades de gordura e sódio de outros alimentos, nessa imagem retirada do site Folha.com

Clique na Imagem para Ampliar

A médica que falou no programa de TV citado acima que o macarrão instantâneo é uma boa refeição para crianças de 1 ano também foi questionada se poderia ser acrescentado ketchup nessa preparação, e mais uma vez a resposta dela foi afirmativa, pois, segundo ela, "fica colorido".

Veja abaixo uma tabela onde foi calculado o valor nutricional da preparação macarrão instantâneo + ketchup, que comprova que essa não é uma boa combinação e que praticidade não é sinônimo de qualidade.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
Observem as quantidades de sódio e gordura: são bem altas quando comparadas às quantidades desses nutrientes que devemos ingerir em um dia todo (como citado lá em cima). Sem contar que não é uma refeição que tenha boas quantidades de nutrientes importantes como vitaminas e mineirais.

Como opção para a infeliz sugestão do macarrão instantâneo para crianças, que tal um macarrão mais saudável, tipo cabelo de anjo, por exemplo, com legumes cozidos, carne moída e temperos naturais? E isso não vale só pra crianças não...

Pode ser um pouco menos prático, mas a sua saúde (e de seus filhos) agradecerá no futuro.

Lembre-se: o ÚNICO profissional capacitado para falar de alimentação é o Nutricionista.

Elaborado pelas Nutricionistas:    
Bárbara Moreira - CRN1: 5108 (MT)
Daiane Cunha Dutra - CRN9: 830 (MG)
Eliane Moreira - CRN4: 2295 (RJ)
Fernanda Ribeiro - CRN4: 11100165 (RJ)
Hevoise Fátima Papini - CRN3:7466 (SP)
Laís Simino - CRN3: 32722 (SP)
Lilianne Medeiros - CRN4: 11100047 (RJ)
Colaboração: 
Nutricionista Ticiane Gonçalez Bovi - Especialista em Nutrição em Doenças Crônicas no Atendimento Ambulatorial pelo Hospital das Clínicas Da Unicamp.Uma das idealizadoras do portal Bistrô Saúde
e outras Nutricionistas do grupo "Nutricionistas" no Facebook.

3 comentários:

  1. Muitas mães preferem o macarrão por ser prático mesmo, é difícil elas abrirem mão, eu oriento muito, engraçado ele ser frito eu não sabia.

    ResponderExcluir
  2. porque vocês não mandam isso la pro site do bem estar? a globo devia ver isso pra corrigir o erro.

    ResponderExcluir
  3. Macarrão não dá trabalho nenhum de preparar. Vc ainda pode substituir o cabelo de anjo por uma versão integral. O sedentarismo esta dominando o mercado.

    ResponderExcluir