terça-feira, 9 de agosto de 2011

Pseudo Nutricionistas




Ouvir falar sobre alimentação na TV agora é algo muito simples. Muitas das pessoas chegam em consultório, falando e dizendo ja ter feito alguma coisa que passou no canal favorito, e que foi orientado até mesmo por quem nem é nutricionista, sem analisar bem nas orientações.
Algumas ainda tem a oportunidade de ter uma nutricionista particular para tirar as dúvidas, outras nem tanto, e confia naquilo que esta na audiência mesmo. Bom, fato é que a mídia agora esta criando pseudos nutricionistas e formando nas pessoas opiniões e atitudes [inconsciente] sobre alimentação, essa é a verdade.
Pra pegar audiência é fácil, basta falar que no próximo programa irá falar sobre alimentos que protegem seu coração, ou… 10 dicas para perder barriga, ou… alimentos que curam e pronto, a audiência sobe rapidinho, e na mesma hora já tem gente fazendo a biomassa da banana verde porque viu que deu certo ali na televisão.
Mas porque se fala tanto de nutrição na TV? Pelo simples fato de que hoje, a alimentação é a peça chave de muitos problemas decorrente aos maus hábitos, como por exemplo, diabetes, hipertensão, obesidade, anemias, colesterol, e tantos outros que indiretamente, tem a alimentação e vida sedentária como culpa.E como esses problemas estão crescendo, e dando prejuízo para os sistemas de saúde, ai começa a se preocupar mais.

Porque é mais barato prevenir do que remediar.Alimentos saudáveis e um exercício físico diariamente [podem salvar muita gente], e são mais barato e simples do que uma internação de um paciente com cirurgia bariátrica, ou um tratamento de diabetes, ou os custos com remédios que precisam ser disponíveis nos postos de saúde por exemplo. É por isso essa preocupação com a alimentação! Querem cortar o mau pela raiz, mas eu diria melhor… querem cortar os problemas pela boca!
Então a mídia ao mesmo tempo que ajuda a conscientizar as pessoas [o que isso não é um muito fácil só que a mídia acha que é], banaliza a alimentação de uma forma muito simples, transformando qualquer leigo, capaz de dizer o que é bom, o que é ruim, o que emagrece ou não.

Temos que admitir que a mídia é que coloca as pessoas assim.Globo repórter por exemplo é um deles. Já vi pessoas dizerem que sabem de nutrição só de assistir. Agora tem tantos outros que nem precisa de citar o nome, porque já causa um “mal-estar” danado. Estão começando a generalizar tudo, e pelo tempo de programação ou até mesmo pela hierarquia dos profissionais no programa, passam de uma forma muito rápida algo tão complexo que é a nossa alimentação.
É muito fácil dar dicas de alimentação, só que é muito difícil mudar um prato de batata frita por um prato de salada de uma hora pra outra em uma vida longa construída de maus hábitos. Quem atende em consultório sabe do que eu estou dizendo. Alimentação envolve aspectos emocionais, sociais, precisa de motivação, paciência, dedicação, e muito mais das pessoas. Uma hora de TV não consegue resolver tudo isso.
Sem contar que tudo que é orientado pra todo mundo, não é pra ninguém específico. Então é bom as pessoas usarem as informações como complemento educativo, e que na hora de colocar em prática consultar um profissional adequado, e não fazendo as coisas sendo um pseudo-nutricionista. Hoje em dia existem sites de nutricionistas que ajudam, e até mesmo aqui no blog podem comentar para tirar dúvidas.
Você tem uma genética única, alguns tratamentos respondem muito bem para sua vizinha, mas pra você não. Seu metabolismo é diferente. Sua vida é diferente, seus hábitos são diferente, então o seu bom senso também tem que ser…DIFERENTE.

Escrito por Nutricionista Daiane Cunha Dutra.
Grupo Nutrição de Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário